Auxílio-Acidente

O que é Auxílio-Acidente

Muitos não sabem que existe um benefício concedido pelo INSS para pessoas acidentadas e que, em decorrência das lesões sofridas, perderam a capacidade para exercer seu trabalho. 

Previsto no artigo 86 da Lei 8.213/91, o Auxílio-Acidente é um benefício previdenciário indenizatório, destinado a quem sofre qualquer acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade para realizar as atividades de trabalho.

A Legislação não determina o grau mínimo de incapacidade para ter direito ao benefício. Portanto, quando a capacidade laborativa é comprometida, o direito é garantido.

É possível trabalhar enquanto recebe o Auxílio-Acidente, já que o benefício não se trata de uma aposentadoria e não possui caráter substitutivo da renda proveniente do trabalho.

Como funciona o Auxílio- Acidente

As regras de análise e concessão de benefícios previdenciários podem sofrer alterações. A medida provisória 1.113 trouxe algumas mudanças para quem vai solicitar o Auxílio- Acidente.

Veja o que mudou:

Você pode ser submetido a avaliações mesmo após a concessão do auxílio, ou seja, pode passar pela análise de novas perícias médicas enquanto recebe o benefício, diferente do que acontecia antes.

Quem tem direito ao Auxílio- Acidente

Pessoas que contribuem com a Previdência Social e que tenham sofrido acidente de qualquer natureza e, por causa disso, tiveram a capacidade para o trabalho reduzida. 

São eles:

  • Empregados urbanos ou rurais

  • Segurados especiais (trabalhador rural)

  • Empregados domésticos

  • Trabalhadores avulsos (prestadores de serviço)

Documentos necessários para o Auxílio-Acidente

Os principais documentos para pedir o benefício são: 

  • Documento de identificação original com foto (RG, CNH ou CTPS) 

  • Documentos médicos que atestem sua redução da capacidade laborativa (receitas, laudos, exames etc.)

  • Termo de representação legal ou procuração (curatela, tutela, termo de guarda), se houver

  •  Documento de identificação original com foto (RG, CNH ou CTPS e CPF) do representante ou procurador, quando houver

Como a Previtres pode ajudar você?

Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e experientes para avaliarem o seu caso e auxiliarem no pedido do Auxílio-Acidente. A ajuda de um especialista é relevante para conseguir o benefício mais vantajoso.

Com a assessoria especializada da Previtres, você agilizará os processos burocráticos impostos pelo INSS e evitará erros em seu pedido.  

Quer saber se você tem direito ao Auxílio-Acidente?